quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Saga das Mesinhas Coloridas ( Parte I)

Era uma vez, em um reino muito distante....um conjunto de mesinhas auxiliares muito lindas, que estavam esquecidas pelo tempo.....Um dia duas jovens princesas lindas encontraram as mesinhas e resolveram devolver-lhes a vida.



Ok, o reino não era tão distante assim,era a casa da minha tia avó onde morei até os 18 anos e as princesas lindas não são tão jovens assim, somos eu e a minha prima ( mas valeu a tentativa, né Mari?...hehehe) e as mesinhas realmente estavam lá a muiiito tempo.

Lembro da época em que chegavamos da escola e almoçavamos com elas na frente da Televisão, assistindo Chaves!!!

Sim, elas mereciam uma reforma.

Minha prima pagou o material e eu entrei com a mão de obra. Resolvemos que pintariamos a mesa principal de verde e as auxiliares de amarelo, laranja e vermelho. Sim, muita cor.

Trouxe elas para casa.... uma delas estava quebrada.



Percebi que realmente ia ter muito trabalho com as mesinhas quando comecei a lixar..... teria que fazer tudo a mão. Sim, sem minha amada lixadeira. Os pés são cheios de adornos e detalhes. Só na mão mesmo. Fiz em duas etapas....um pouco em um dia....um pouco no outro.


Lixação Feita.... Precisava consertar a mesa quebrada. Essa parte tocou para meu marido, que parecia um marceneiro profissional!

Com a furadeira, retirou o miolo dos encaixes antigos dos pés.


 Depois esculpiu o encaixe do tamanho adequado e colou com cola de contato.




Mesa Restaurada, fui as compras!!!! O parte boa do trabalho!!!! Já tinha visto em alguns sites que amo, como o Além da Rua Atelier e o Madeira em Forma algumas sugestões de tintas. As sugestões são de tinta esmalte a base d'agua e ou tinta PVA. Optei pela PVA por ser mais barata. Comprei uma branca ( para o fundo), uma amarela da Suvinil (Bico de Tucano), uma vermelha em spray da Renner e uma verde também da Suvinil ( Rua Arborizada). A variedade de cores é infinita. Uma delícia de Escolher!!!


 Fui passar o fundo... foi quando começou o meu carma.... com as trinchas que eu tinha em casa ficou tudo marcado.... então meu marido sugeriu que eu usasse a máquina de pinturas, com compressor. Foi uma lambança, se a tinta não estiver com a diluição correta, a máquina não funciona e se estiver muito diluída , escorre tudo. Mas depois de duas demãos ficou bom. Depois lixei com lixa para madeira 150 ( bem fininha) para tirar as imperfeições e tudo se resolveu.



Meus problemas mal tinham começado....  fui passar a tinta em spray vermelha .... manchou, formou bolhas, escorreu....que tristeza!!!! Mas como sou brasileira e não desisto nunca.... lixei tudo de novo e fui p a segunda mão.... ai melhorou.



Quando fui pintar a mesinha amarela....foi uma maravilha, pois já tinha dado tudo errado com a mesinha vermelha então.... Nesta usei a tinta PVA e uma trincha nova de cerdas brancas....aquela bem macia. Foi uma delícia... Amei a tinta, que além de gostosa de trabalhar, seca super rápido e cobriu super bem. Passei só duas demãos de amarelo e ela ficou linda! Depois passei um verniz fosco só para proteger. Amei, Amei!!!



Valeu o esforço até agora. Mal posso esperar para ver o conjunto todo pronto, mas isso é assunto para outro post....

Por enquanto...Fiquem com as mesinhas Vermelha e Amarela...





 Bjs

2 comentários:

  1. AMEEEEEEI! Não vejo a hora dever elas aqui! Prima, sério, tu é profissional já! Parabéns por mais um lindo trabalho! PS: Amei a história no estilo conto de fadas! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prima! Obrigada...e a saga continua...tenho que terminar as outras...depois quero fotos do conjunto completo !!! Bjs

      Excluir