sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como montar um pergolado

Definitivamente não estava disposta a pagar uma fortuna para uma empresa especializada para montar um pergolado aqui no sítio e como sou adepta do faça você mesmo, decidi comprar as madeiras e colocar a mão na massa, ou melhor dizendo, na madeira. E meu marido que sofre com o meu excesso de criatividade.









Além de embelezar a entrada do canil , depois de receber a cobertura de policarbonato, ainda vai providenciar sombra e abrigo para chuva.

Primeiro visitei diversar madereiras e serrarias em busca das madeiras que precisava.... como era um pergolado longo...de quase 6 metros, procurei bastante até encontar madeiras nas medidas que precisava.

Quando a madeira chegou, descobri que teria muitoooooooo mais trabalho do que imaginava, porque a madeira além de torta tinha muitas farpas e rachaduras.

Ok. Investimento $$ feito, mãos a obra.



Primeiro peguei minha lixadeira e fui lixar... Gastei muitas lixas, pois a madeira realmente era muito bruta. Em alguns locais tive que aparar com uma plaina.

Como o pergolado iria encostar na parede, primeiro fixamos ripas na altura que precisavamos.
Usamos uma barra de rosca e colocamos ruelas e porcas dos dois lados da parede.




Depois colocamos os dois postes principais e alinhamos a altura.

Esta foi a parte mais difícil de todo o proceso, pois o terreno não é plano e como já havia mensionado....as madeiras eram tortas.





Depois fizemos um encaixe do tipo "macho - fêmea" na madeira que iria entre os poste e daria sustentação as ripas menores. Com auxílio da motossera e formão.




Depois foi só encaixar.





Colocar as ripas menores, que foram fixadas com pregos grandes.



Pintar tudo

E começar a decorar!!!!








Relação custo benefício = 10!!!!

Já estou montando outros dois!!!
Quando ficarem prontos venho mostrar para vocês.
Grande Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário